sábado, 26 de setembro de 2009

Neil Gaiman, dos "Perpétuos"


"Com um punhado de areia
eu mostrarei o terror a vocês..."



“Perpétuos”, ou "Os Sem Fim”, é a definição dada aos personagens da mais famosa saga do escritor e roteirista de quadrinhos, cinema, como também uma mini-série para televisão londrina BBC, Neil Gaiman. Os Perpétuos nada mais são, que vidas dada à manifestações abstratas, como Sonho, Morte, Desejo, Destino, Delírio,Desespero e Destruição.


Sandman é uma revista de história em quadrinhos , sucesso de crítica e público. Foi criada por Neil Gaiman em 1988 para o selo Vertigo da Editora DC Comics. Suas histórias descrevem a vida de Sonho, o governante do Sonhar (o mundo dos sonhos) e sua interação com o universo, os homens e outras criaturas.


__________________________________________________________________________________




Sonho  (que também é conhecido como Morpheus, Sandman, Oneiros, Oniromante e Lorde Moldador, entre outros nomes) é o governante do Sonhar. Ele é um Pérpetuo - os Perpétuos (the Endless) são manifestações antropomórficas de aspectos comuns a todos os seres vivos: Destino, Desencarnação (ou Morte), Devaneio (ou Sonho), Destruição, Desejo, Desespero e Delírio. Os 7 perpétuos não são deuses, mas sim entidades além, responsáveis pelo ordenamento da realidade conhecida. Só sua existência mantém coeso o universo físico e todos os seres vivos.


A saga Sandman, teve muitas influências, tanto como de personagens mitológicos, literários, como também de personagens de outros quadrinhos.


Personalidade

Sonho é um herói nobre, trágico, no estilo tradicional dos heróis da tragédia grega. Às vezes parece insensível, outras meditativo ou irado, mas invariavelmente melancólico. Já seu lado mais racional está sempre ciente de suas responsabilidades, tanto para com as pessoas comuns, quanto para aqueles de suas terras. Compartilha de uma ligação recíproca de dependência e de confiança com sua irmã mais velha, a Morte. Apesar de obscuro, talvez por ter de conviver com a imaginação e os desejos reprimidos de todos os seres vivos que libertam suas mentes em seu reino, ele se esforça vigorosamente em compreender sua própria natureza e a dos outros perpétuos.


Aparência

De modo geral, Sandman aparece para cada pessoa como o aspecto mais nobre de sua raça. Como personagem, Sonho é extremamente pálido, tem cabelos negros e se veste geralmente apenas com uma peça de tecido preto enrolada ao corpo. A forma na qual geralmente é visto na revista parece ter sido baseada na aparência do cantor Robert Smith (vocalista da banda The Cure).Já apareceu, na história chamada "Histórias na Areia", interagindo com os antepassados de uma tribo da África sub-saariana, representado como um homem negro chamado Kai'Ckul. Também já apareceu transfigurado em gato na história "Sonho de Mil Gatos" e também como raposa no especial "Caçadores de Sonhos". Sonho às vezes é visto com uma ou mais de suas ferramentas: uma algibeira cheia de areia, um rubi e um elmo de formato bastante singular. O elmo - feito com ossos de um deus morto, só costuma ser usado em algumas situações, como viagens a lugares inóspitos - também é seu símbolo na galeria de cada Perpétuo. Ele sempre se veste de preto, exceto quando usa seu traje formal, que tem detalhes roxos e azuis. No seu passado não costumava ser assim. Na história "Homens de Boa Sorte", Sonho é visto em diferentes momentos nos últimos 500 anos. Nessa história seus trajes são um pouco mais convencionais do que os do Sonho moderno, mas ainda com um ar de excentricidade. Outro detalhe, seus olhos são negros como a noite pontilhada por milhares de estrelas brilhantes.

__________________________________________________________________________________


O Sonhar

As mentes de todos os seres vivos estão ligadas ao reino de Morpheus, o Sonhar. É para lá que vão as almas de todos os que dormem e onde são guardadas lembranças e pensamentos da hora do sono. O Sonhar guarda também o mundo imaginário de cada sonhador, várias realidades alternativas e seres imaginários se escondem lá. Sua biblioteca abriga bilhões de livros que nunca foram escritos. Toda a sanidade mental dos seres depende da boa administração desse reino (já que a realidade física do universo e mental dos seres também depende de nada "vazar" de lá para cá)e Sandman executa suas funções de maneira magistral. No sonhar vivem, por exemplo, Caim e Abel.





Destino


Destino é o mais velho dos Perpétuos. No princípio havia a Palavra, e ela foi escrita à mão na primeira página de seu livro, antes mesmo de ser pronunciada.


Para os olhos mortais, Destino é, também, o mais alto dos Perpétuos.











Morte (Desencarnação)

Talvez este seja o melhor modo de definir a irmã mais velha de Morpheus.


Diferentemente do que se esperava, ela não foi concebida por Gaiman e Dringenberg como uma figura sombria e fria, um 'esqueleto com uma foice', mas sim como uma bela garota, que se veste como uma pós-punk, e que sempre nos passa muito otimismo e alegria, apesar do fardo que é o seu "trabalho".


Aliás, em se tratando deste assunto, sem sombra de dúvida seu irmão mais novo, Sonho, é muito mais mórbido e melancólico que ela. Ela traz sempre consigo seu símbolo: o Ankh.


O Ankh é um símbolo muito antigo, derivado da cultura egípcia. Ele era encontrado sempre nos hieróglifos, sendo segurado pelas divindades egípcias como se fosse uma chave, o que nos remete ao seu significado como "a chave dos portões que separam a vida e a morte", já que estes desenhos eram muito comuns em pirâmides mortuárias dos faraós.


O Ankh é considerado um símbolo de vida e fertilidade, o que torna ainda mais irônico ser exatamente ele o símbolo utilizado pela irmã mais velha. Ela não foi a primeira a vir... mas será a última a partir.





Delírio

Delírio é a mais jovem dos Perpétuos.


Ela cheira a suor, vinho azedo, noites tardias e couro velho. Seu reino é próximo, e pode ser facilmente visitado. As mentes humanas, porém, não foram feitas para compreender seu domínio, e os poucos que viajaram até ele conseguiram relatar apenas fragmentos perdidos.












Destruição

Destruição, que refere-se a si mesmo como 'a ovelha negra da família', é o membro dos Perpétuos que nos traz à conclusão de que talvez eles não sejam realmente necessários. Podemos vencer as dificuldades sem que eles nada façam. Segundo ele, os Perpétuos não têm o direito de interferir com as nossas vidas. Nós somos capazes de conduzi-las.


Ele tenta ser criativo, como tem mostrado em suas "vidas" longe dos Perpétuos. Um construtor, um artista, um trabalhador, um chefe, Destruição passa todo o seu tempo construindo, ao invés de destruir. Destruição possui uma sabedoria secular e uma capacidade de raciocínio muito acima do que nós podemos racionalizar. Mesmo sendo um dos mais novos membros da família, é considerado o "grande irmão" por todos. Destruição já não discute mais com sua família. Talvez por isso, viva sempre de mudança.








Desejo

Só há uma coisa pra se ver no reino crepuscular de Desejo. É o que se chama limiar, a fortaleza do Desejo.



Desejo sempre morou no limite.


O limiar é maior do que podemos imaginar. É uma estátua de Desejo, ele ou ela própria. (Desejo nunca se satisfez com um único sexo. Ou apenas uma de qualquer coisa... Exceto, talvez, o próprio limiar.) O limiar é um retrato do Desejo, completo em todos os detalhes, erguido, a partir de seus caprichos, com sangue, carne, osso e pele. E, como toda verdadeira cidadela desde o início dos tempos, o limiar é habitado. O lugar só tem um ocupante neste momento. O Desejo dos Perpétuos.







Desespero

Desespero, irmã gêmea de Desejo, é rainha de seu próprio domínio sombrio. Diz-se que, dispersas pelo reino de Desespero, há uma infinidade de pequenas janelas penduradas no vazio.

A cada janela aberta uma cena diferente se revela. Em nosso mundo, a vista é um espelho. Assim, quando você fita seu próprio reflexo e nota os olhos de Desespero sobre si, é fácil senti-la agarrando e apertando seu coração.








Arcos de história


No total, são 13 arcos que contam a história de Sandman em 75 números. Entre parênteses, as edições que pertencem a cada arco.






Sandman: Prelúdios e noturnos (01 a 09)


Sandman: A casa de bonecas (10 a 16)


Sandman: Terra dos sonhos (17 a 20)


Sandman: Estação das brumas (21 a 28)


Sandman: Espelhos distantes (29 a 31)


Sandman: Um jogo de Você (32 a 37)


Sandman: Convergência (38 a 40)


Sandman: Vidas breves (41 a 49)


Sandman: Fim dos mundos (51 a 56)


Sandman: Entes queridos (57 a 69)


Sandman: Despertar (70 a 73)


Sandman: Exílio (74)


Sandman: A tempestade (75)


No Brasil foram lançados 10 arcos (assim como nos Estados Unidos). Os arcos, em ordem, são:






1. Sandman: Prelúdios e noturnos (The Sandman #1-8, 1988-1989)






2. Sandman: A casa de bonecas (The Sandman #9-16, 1989-1990)






3. Sandman: Terra dos sonhos (The Sandman #17-20, 1990)






4. Sandman: Estação das brumas (The Sandman #21-28, 1990-1991)






5. Sandman: Um jogo de você (The Sandman #32-37, 1991-1992)






6. Sandman: Fábulas & Reflexões (The Sandman #29-31, 38-40, 50, Sandman Special #1 and Vertigo Preview #1, 1991, 1992, 1993)






7. Sandman: Vidas Breves (The Sandman #41-49, 1992-1993)






8. Sandman: Fim dos Mundos (The Sandman #51-56, 1993)






9. Sandman: Entes Queridos (The Sandman #57-69 and Vertigo Jam #1, 1994-1995)






10. Sandman: Despertar (The Sandman #70-75, 1995-1996)






OBS.: As datas acima são das publicações americanas.







Títulos Relacionados



Sandman - The Dream Hunters (Os Caçadores de Sonhos):  Situado no Japão, este conto de fadas adulto, narrado com ilustrações e prosa, foi maravilhosamente pintado pelo lendário artista Yoshitaka Amano (Final Fantasy).



Morte - A Festa :   Em uma homenagem a Gaiman, Jill Thompson cria e ilustra uma história no estilo mangá, com os personagens de Sandman. As duas irmãs mais novas da Morte (Delirio e Desespero) organizam uma festa para os fugitivos do Inferno. Quando a farra foge ao controle, Morte tem que restabelecer a ordem e salvar o Além.



Morte - O Preço da Vida:  A cada século, durante um dia, a Morte toma sua forma característica para aprender mais sobre as vidas que deve tomar. (Publicado em 1994 no Brasil, pela editora Globo)



Morte - O Grande Momento da Vida:  Quando uma jovem mãe faz um acordo com a Morte para salvar seu filho, sua namorada paga o preço, em uma história sobre fama, relacionamentos e rock'n roll. (Publicado em 1997 no Brasil, pela editora Abril)



Capas na areia:  Não é propriamente uma história mas um apanhado das capas da revista, que são pura arte. Contém também comentários, entrevistas e uma história inedita.



Noites Sem Fim (Endless Nights):  Coletânea de 7 histórias, cada uma sobre um dos Perpétuos, esta obra é a primeira tradução mundial do trabalho de Gaiman e cada conto foi ilustrado por um artista diferente. (Publicado no Brasil pela editora Conrad)



Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Perp%C3%A9tuos
            http://www.sonhar.net/



domingo, 20 de setembro de 2009

A "Estrutura dos Versos"


Para Norma Goldstein, não existe receitas para interpretação de um poema. "Versos, Sons, Ritmos" trata da análise com um procedimento didático cujo ponto de chegada é a recuperação da unidade do texto poético, no momento da interpretação. Sem perder de vista esta unidade, a autora mostra as possibilidades de aprofundar a leitura do poema por meio dos recursos fônicos e ritmos: metrificação, rimas, versos, estrofes.



Essa leitura deve ainda levar em conta o contexto e as condições de produção. Numerosas exemplificações, análises e interpretações ajudam o leitor a mergulhar mais profundamente no universo literário. E o capítulo finalapresenta um exemplo de análise, que o leitor, com sua sensibilidade, pode e "deve" ampliar.